6 dicas de gestão financeira para o pequeno empreendedor

Recentemente, a empresa de consultoria financeira American Management Services começou a trabalhar com o dono de uma cadeia de restaurantes que tem lojas em seis locais espalhados na região nordeste dos Estados Unidos. Desde o dia em que abriu as portas pela primeira vez, a rede adotou a conduta de pagar os fornecedores com um senso de lealdade, preenchendo os cheques no dia em que a fatura era recebida. Embora fosse adorado por seus fornecedores, ela não estava recebendo nenhum desconto e se colocou em risco financeiro ao não salvaguardar seu dinheiro.

Assim que o trabalho da consultoria teve início, outros erros de gestão financeira foram notados, todos eles comuns entre os pequenos empresários. Essa constatação fez com que a empresa elaborasse algumas dicas de gerenciamento de dinheiro para ajudar empreendedores que podem estar na mesma situação.

Veja abaixo, 6 dicas de gestão financeira para pequenos empreendedores:

1. Nunca use o cartão de crédito para pagar contas

A menos que você possa pagar a conta de cartão de crédito no final do mês, não faça isso. Coloque o cartão no bolso e nunca o use para pagar dívidas.

2. Guarde dinheiro

O velho ditado “dinheiro na mão é vendaval” é muito mais importante quando você é dono de uma pequena empresa e tem recursos limitados. Isso significa não assinar cheques todos os dias.

3. Não confie nas pessoas quando se tratar de dinheiro

Se você tem um contador ou alguém que cuida das suas contas, fique atento se ele está mantendo-o atualizado sobre os extratos bancários, de forma que tenha a chance de ver com os seus próprios olhos o que acontece com as finanças da empresa. Não confie em ninguém! É por isso que as grandes corporações têm checagens e balanços, com sinalizações duplas ou triplas nos desembolsos.

4. Implante um programa agressivo de crédito e cobrança

É o seu dinheiro, e você precisa ter certeza de que cobra quem deve o mais rápido possível. Se as condições forem de 10 dias, no 10º dia você deve contatar as pessoas ou bater na porta delas, se necessário. Se o prazo de pagamento é de um mês, então, no 30º dia você deve estar assombrando as pessoas. Não tenha medo de perguntar onde está o seu dinheiro.

5. Use o dinheiro que está sobrando

Não tenha medo de usar o dinheiro que está sobrando como distribuição ou empréstimo para você mesmo. Se for necessário, você pode colocá-lo de volta. Afinal, você merece!

6. Trabalhe com os seus fornecedores

Não há nada de errado em pedir um desconto a seus fornecedores por ser um cliente fiel. Se eles oferecerem abatimentos em dinheiro apenas para os clientes que pagarem em 10 dias, veja se consegue alguma vantagem a mais em termos de prazo de pagamento.

Forbes | Por Louis Mosca

Deixe um comentário