Jornada do surpreender! Um mindset…

Na série de conteúdos das últimas semanas, falamos do surpreender os nossos clientes. Dos primeiro e ordinários passos, aos cases extraordinários.

Hoje, trago 7 dicas básicas que devem estar no seu DNA de empreendedor quando pensar em agradar os caras que permitem a sua existência enquanto empresa e solução. O seu consumidor. Sem mistério, apenas um raciocínio lógico do caminho da conquista, do atendimento, da surpresa e do encantamento. Um comportamento. Um mergulho no mindset de crescimento para sair “fora da caixa”, pela lógica:)

1. Acompanhe o consumidor ao longo do processo

Acompanhe o consumidor ao longo de todo o processo de compra: desde o interesse no produto ou serviço até o pós-venda. A ideia de encantamento está nesta jornada. Quando ele tem uma expectativa e a empresa consegue atendê-la, ele se sente satisfeito. Da mesma forma, quando o produto ou serviço oferecido não atende às expectativas, o consumidor interpretará seu produto ou serviço como algo falho. No entanto, quando sua empresa vai além das expectativas, acontece o encantamento. 90% dos consumidores acreditam que o atendimento personalizado é um dos fatores mais importantes.

2- Oferecer um presentinho

Pode ser algo simples e sem tanta importância; o fato é que este ato encanta o consumidor, que se sente valorizado e importante para a marca.

3- Propiciar o inesperado

Você pode oferecer um pequeno objeto que seja uma novidade e tenha relação com a sua marca, como um brinquedo. Outra ideia é dar um ímã engraçado ou um cartão postal artístico. Ou seja, não importa o que a sua empresa vai oferecer; o importante é que os consumidores tenham uma experiência de compra diferenciada, que os liguem à marca.

4- Ouvir os consumidores

Ouvir os clientes e entender o que eles querem é fundamental, não só para melhorar a experiência de compra, mas também para personalizar o atendimento e melhorar os produtos e serviços oferecidos.

5- Priorizar os clientes

Mostrar aos consumidores que eles são prioridade é a melhor forma de encantá-los. Assim, se o cliente gosta da marca e mostra que é leal, por exemplo, deixando um recado nas redes sociais ou compartilhando uma experiência que teve com a empresa, enviar um recado agradecendo é fundamental!

6- Prestar atenção às reclamações

Aproveite quando há uma reclamação, já que pesquisas indicam que 96% dos clientes não reclamam, apenas começam a comprar na concorrência. Problemas sempre podem acontecer, mas a sua atitude será fundamental para definir a atitude do cliente. Quando ele se sente respeitado, mesmo em uma situação dessas, tende a dar mais uma chance para a marca, compreendendo que foi uma situação pontual.

7- Respeitar os limites dos clientes

É importante mostrar que esse consumidor tem seus limites respeitados. Em um mundo onde a privacidade é mínima devido a aparatos tecnológicos, oferecer a opção de ter suas informações privadas é luxo! Agindo dessa forma, você conquistará novos clientes e encantará os que já possui.

Não disse que é simples? Estamos só falando de lógica. Surpreender é reconhecer, bem tratar, olhar de forma diferenciada e personalizada e fazer um pouquinho mais. Sempre dá. E nessa jornada do bem, ideias não faltarão:)

Referência: HiTeam

Deixe um comentário