10X – A Diferença entre o Sucesso e o Fracasso

Este mês resolvi trazer na coluna a dica de um livro interessante. Daqueles que você lê e resolve, por conta própria, sair da zona de conforto, se testar. E fazer diferente. O livro trata com simplicidade a receita do sucesso. Com simplicidade, porque não te pede para desenvolver “ingredientes” difíceis de encontrar nas prateleiras da vida, como muitos autores propõe. Em sua essência, o livro 10X: A Diferença entre o Sucesso e o Fracasso, do autor Grant Cardone, defende a teoria de que é preciso imputar no seu propósito profissional dez vezes mais energia, trabalho e criatividade do que os demais profissionais que correm ao seu lado. Do que a média das pessoas imputa em suas vidas, em suas atividades, em seus propósitos.

A premissa do livro é simples: para obter performance máxima em sua vida e alcançar o sucesso, é preciso se esforçar mais do que o homem médio. Você precisa se esforçar 10 vezes mais do que os outros e condicionar seu cérebro para alcançar o sucesso. Além do esforço, é preciso disciplina e foco. Se trata de abandonar a sua mente limitante, e assim, ir além.

Trago alguns tópicos interessantes do livro para instiga-los a leitura:

Nossa sociedade nos condiciona a ser medíocres: Lembrem-se, qualquer coisa que se baseia na média, no comum e no padrão não vai te levar até o sucesso.

Entenda o que é o sucesso: Não existe um estoque limitado de sucesso no mundo. Você precisa buscar viver o máximo do seu potencial de realização para ser a melhor versão de você mesmo, e essa oportunidade existe para todos.

Condicione sua mente para o sucesso: Defina objetivos. Você precisa condicionar sua mente para o sucesso e se esforçar 10 vezes mais do que os outros. Busque algo 10 vezes maior do que você se considera capaz de alcançar. Pare de se limitar e você descobrirá do que é realmente capaz.

Entenda o conceito de Ação Massiva: É preciso garantir que você opere em um nível tão alto que garanta a realização dos seus objetivos e sonhos. Para isso você precisa tomar ações massivas. Neste passo você faz o que é necessário para obter sucesso massivo. É aqui que as coisas acontecem. Em vez de se comportar como os outros e ter os mesmos resultados que eles têm, agir massivamente permite que você tenha resultados 10x. 

Obter resultados excepcionais: Execute até a perfeição, incansavelmente, suas metas. Encare cada projeto com a regra 10x. Sua vida depende disso para que você alcance o sucesso. 

Acabar com o medo: Você deve sempre focar em agir e não esperar. Ficar parado, imaginando um futuro negro, com medo, gera procrastinação e isso alimenta seu medo. Saia da sua zona de conforto para que as oportunidades se revelem. 

Como dominar seu mercado: você precisa mudar seu modelo mental e se comprometer a investir o tempo e a energia necessários para se tornar o número um. Você precisa ser capaz de fazer o que os outros não estão dispostos para criar uma vantagem competitiva.

Como ser notado em um mercado competitivo: Você precisa amplificar sua visibilidade em 10x. Esteja visível e fácil de encontrar. As pessoas bem-sucedidas abordam, falam e enfrentam desafios de maneira diferente dos demais. Você precisa ser diferente e não se encaixar no padrão, se quiser ser notado. 

E as características das pessoas bem-sucedidas?   

Estas precisam ser reconhecidas em você, por você mesmo:  Ter a atitude de que tudo é possível, com foco nas oportunidades. Estas pessoas são irracionais, adotam estratégias que para outros não fazem sentido. Criam riqueza através da troca de informações, agem massivamente rumo aos seus objetivos audaciosos. Preferem sim ao não, completam coisas, focam no agora. Demonstram coragem, abraçam a mudança. Elas tomam o caminho certo, desmontam ideias amplamente aceitas, focam em suas metas. Tem alta motivação, interessam-se por resultados. Se comprometem primeiro e descobrem como entregar depois. São extremamente éticas, pensam no grupo, dedicam-se ao aprendizado contínuo. Saem da zona de conforto e buscam superar-se no convívio do dia a dia.

Trata-se só de você e do ato de ser seu melhor. Sua melhor versão. Trata-se de comportamento, e como se trata do seu, só você pode agir em potencializa-lo a seu favor, vezes 10.  

Pois bem, não acredito exatamente em receitas de bolo para o sucesso, para uma volta por cima, para a superação da árdua concorrência a qual nos deparamos na vida, em quase tudo a que nos propomos a fazer. Mas é na absorção de dicas que se complementam com outras fontes, com vivências suas e assistidas e com a sua natureza, que se ferramenta a nossa “mochila”, na busca de potencializarmos nossas ações em direções a metas. Profissionais e de vida. E o que posso dizer, que absorvi dessa leitura cheia de “receitinhas de bolo”, é que é preciso fazer mais, não o aparentemente suficiente. É preciso muito trabalho, entusiasmo e fé no que queremos realizar. Acreditando ser possível. E se realmente essa é uma crença real, está dentro da gente e vira meta, é só fazer 10, 100, 1000 vezes mais. Porque aí o fazemos pelo sonho. O damos vida. O tornamos sucesso. E sucesso nada mais é que realizar bem, o que for. E quem não quer?  

Eu quero, e para isso, farei quantas vezes mais for necessário. 

Boa jornada de sucesso para você 🙂 

Deixe um comentário